LORENNA MONTENEGRO
Roteirista

Lorenna Montenegro é jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema – AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Secretaria Geral na Diretoria do FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, é bacharel em Jornalismo, cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Também dá aulas de Roteiro de Documentário na Escola Superior de Artes Célia Helena, na Pós Graduação em Artes da Cena. Ministra formações sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de personagens afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista – como o curso As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural e documentarista Flavia Guerra. É votante internacional do Globo de Ouro e publica suas críticas, além de coberturas de Festivais e Mostras de Cinema no blog Kinemacríticas.com. Colabora com o jornal Diário do Pará, veículo pelo qual cobriu o Festival de Cannes 2025. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema desde 2020.

Formação

  • Graduação em Comunicação Social – Jornalismo e Especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá
  • Mestranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação Audiovisual (PPGCOM) na UAM (Anhembi Morumbi).

Júri em Festivais e Mostras de Cinema

  • Festival de Cinema de Gramado – 52ª edição (2024) – Júri oficial da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos.

Curadoria de Festivais e Mostras de Cinema

  • Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 57ª edição (2024) – Comissão de seleção da mostra competitiva nacional de curtas.
  • Mostra Curta Circuito Transgressoras Brasileiras do Cinema (2024) – Curadoria.
  • Mostra Cineastas, Substantivo Feminino (2024) – Curadoria.
  • Mostra Mulheres Que Norteiam – FIM Cine 2024 (2023) – Curadoria.
  • Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 56ª edição (2023) – Comissão de seleção da mostra competitiva nacional de longas.
  • Mostras de Longas do FIM Cine 2023 (2023) – Curadoria.
  • Mostra Luna Alkalay – Fantasias do Real (2024) – Curadoria.
  • Mostra Seis Vezes Mulher (2023) – Curadoria.

Cursos, Oficinas e Palestras

  • Curso O Cinema Outsider dos anos 40/50 (2024) – Ministrante.
  • Oficina Técnicas para Roteiro, Ficção e Outras Formas (2024) – Ministrante.
  • Oficina A Crítica de Cinema e os Cinemas Feministas (2024) – Ministrante.
  • Masterclass Curadoria de Cinema na perspectiva diversa e decolonial (2024) – Ministrante.
  • Oficina O Roteiro Audiovisual: do básico ao primeiro tratamento (2024) – Ministrante.
  • Masterclass Cinema de Animação (2024) – Ministrante.
  • Oficina A Crítica de Cinema e a Cinefilia (2024) – Ministrante.
  • Curso Cineastas, Substantivo Feminino (2024) – Ministrante.
  • Curso Mulheres – no que avançamos? (2024) – Ministrante.
  • Curso As Fábulas Modernas e Feministas de Greta Gerwig (2024) – Ministrante.
  • Curso Construção de Personagens Afirmativas (2023) – Ministrante.
  • Curso As Fábulas Feministas de Greta Gerwig (2023) – Ministrante.
  • Formação em Crítica de Cinema (2023) – Ministrante (Módulo II).

Mediações e Participações

  • Bate-papo sobre “Body Horror: corpos e mentes colapsados nas telas” (2024) – Participação.
  • Painel sobre a websérie de Tata Amaral (2024) – Participação.
  • Debate “A Flor do Buriti” (2024) – Mediação.
  • Debate na pré-estreia de “20.000 Espécies de Abelhas” (2024) – Mediação.
  • Sessão especial + debate sobre “Dente Canino” (2024) – Mediação.
  • Conversa sobre “Barbie” (2024) – Participação.
  • Seminário Mulheres 60+ no Audiovisual (2023) – Participação.
  • Colóquio Cinema na Amazônia feito por mulheres (2023) – Participação.
  • Sessão especial + debate: “Gerontofilia” (2023) – Mediação.
  • Evento Desencaixotando “Barbie” (2023) – Participação.
plugins premium WordPress