Jama Wapichana é uma multiartista, escritora, roteirista, cineasta e pesquisadora interdisciplinar do povo Wapichana, do Brasil e da Guiana. Coautora premiada com o Prêmio Jabuti 2023, é graduada em Gestão Territorial Indígena, mestre em Literatura (com foco em Literatura Indígena) e especializada em Justiça Econômica para Mulheres Indígenas das Américas.
Fundadora da Wapichana Produções, atua há mais de quatro anos desenvolvendo projetos que integram saberes indígenas, mercado criativo, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia. Dirigiu dois curtas-metragens, escreveu o documentário híbrido Ämazad (residência Cine Luso – Bruxelas) e participou da pesquisa para o filme Ricos de Amor 2 (Netflix).
Foi selecionada para o programa Second Act da Netflix e para o LANANI Lab (Globo), onde desenvolve um longa. Lidera o projeto “Literatura Indígena Wapichana e Inclusão”, com obras acessíveis em LIBRAS, e criou minigames com narrativas indígenas no Afro-Amerindian Gamified Narratives Lab. Finalizou o desenvolvimento do longa A Jornada de Kapoi, com apoio da Lei Paulo Gustavo (2023), e integra o curso de formação da Roteiraria.
Formação
Filmografia
Prêmios, bolsas e subsídios
Educação